Por que não consigo saber o real tamanho do meu corpo?

Pode parecer estranho alguém dizer que não consegue reconhecer o tamanho do seu corpo, mas isto acontece quando a pessoa tem um distúrbio chamado de distorção da imagem corporal. Para entender este distúrbio é importante saber o que é imagem corporal.

Imagem corporal é um registro mental, um banco de dados que se tem a respeito do próprio corpo. Na prática é a capacidade de perceber o corpo e o seu tamanho e os pensamentos e sentimentos que se desenvolvem a partir desta percepção. É a forma como a pessoa se vê e imagina como os outros a vêem e a julgam. É a imagem corporal que determina a relação que a pessoa tem com o corpo em termos de maior ou menor aceitação.

Reconhecer o tamanho e a forma do corpo depende de um processo de comunicação entre o corpo e a mente que resulta na construção de um mapa do nosso corpo no cérebro. Este mapa serve como referência sempre que nos relacionamos com o corpo. Isto quer dizer que quando olhamos no espelho, projetamos nele aquilo que está registrado neste mapa cerebral. Cada pessoa desenvolve o seu mapa a partir de vivências, experiências e sensações vividas através do corpo e principalmente pelas comparações e comentários a respeito dele.  

Quando as comparações e comentários são negativos em relação ao tamanho e a forma do corpo a pessoa pode desenvolver uma crença irreal de que seu corpo tem um tamanho inadequado, ou que ele é muito grande ou não tem uma forma que se encaixa em um padrão! Esse tipo de informação faz com que a pessoa reconheça o seu corpo de uma forma diferente do que ele realmente é. É isto  que chamamos de distorção da imagem corporal:  o cérebro registra um mapa irreal e impreciso do tamanho do corpo.

É por este motivo que a pessoa não consegue identificar  o tamanho real do seu corpo e isto leva a muita insatisfação e sofrimento com o corpo.

Bianca Thurm, fisioterapeuta especializada em distorção da imagem corporal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *