Como fazer do Ato de Comer um momento de Consciência Plena?

Já repararam que ao comermos estamos fazendo muitas coisas, menos prestando atenção na comida, nos sabores, texturas? Estamos vendo também nosso entorno, assistindo snap, instagram, falando de assuntos indigestos, pensando na próxima refeição ou quando teremos tempo de trocar o estofado do sofá…Não estamos presentes ao ato de comer. Mais do que isso, negligenciamos a fome, a saciedade, o sabor, o nosso próprio tempero.

Se comemos sem estarmos conscientes, preparamos nosso prato de qualquer maneira. Não prestamos atenção na qualidade dos alimentos. Cuidar da preparação, de dar prioridade aos alimentos orgânicos. Até de entendermos que se estamos com muita vontade de comer doces — e isso não é apenas um comportamento impulsivo ou compulsivo com a comida, mas pode significar que há falta de alguns nutrientes.

A utilização da técnica de Mindfull Eating é interessantíssima para iniciar este movimento de atenção plena. Quem quiser mais detalhes há um vídeo explicativo da técnica no meu Canal do YouTube.

 

Como tornar tudo isso um habito?

Realizando cada uma desses duas etapas anteriores todos os dias. Dizer que não tem tempo não é necessário — com certeza você não tem tempo! Mas você terá que abrir um “tempo” na sua agenda para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *