Auto Estima

O que é autoestima? É o apreço, a valorização e confiança que uma pessoa tem por si própria. É a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com sua identidade. É dar valor a si próprio.

É uma avaliação subjetiva.

Se é uma avaliação subjetiva, como podemos entregar essa avaliação para outra pessoa?

É importante que possamos cada vez mais entender o que é melhor para nós. O que serve para a nossa vida, nosso corpo. Nossa individualidade deve ser preservada! Nossa beleza individual deve ser preservada. Por exemplo, a maioria das mulheres quer um corpo sequinho e cheio de músculos… Mas isso é um padrão que elas próprias buscam ao olhar outras mulheres. No fim, não são nem homens não buscam este padrão (na verdade 95% dos homens gosta de mulheres mais curvilíneas, e não tão magras), somos nós mesmas. E sabemos bem não é isso que faz uma mulher ser desejada.

Mas como fazer para ir se desvinculando cada vez mais destes padrões de beleza? Como poder ser saudável no sentido mais pleno da palavra — na junção entre saúde física e psíquica? Como não passar a vida buscando chegar a um “padrão” de beleza que não se encaixa no seu corpo? Por que isso é passar a vida insatisfeita atrás de dietas e mais dietas, procedimentos cirúrgicos, tentando alcançar algo que seu corpo não comporta — como se fosse um sapato 34 que nunca servirá em um pé 37.

E nos casos de mulheres pensam que quando emagrecerem ou alcançarem aquele six pack aí sim serão felizes? Ou seja, existe uma condição de: Eu só posso ser feliz, eu só terei autoestima e me sentirei bem, “se…”. Não deixa de ser uma maneira de postergar a felicidade e a possibilidade de ser feliz hoje, de gostar daquilo que vc é hoje. E caso não esteja satisfeita, mude!

Mas mude para curtir cada aprendizado e ganho, e não para colocar a sua felicidade em uma condição posterior. O ser humano tem uma capacidade impressionante de adaptação. Somos capazes de nos adaptarmos às situações mais extremas e difíceis, mas temos a mesma capacidade para nos adaptarmos com aquilo que não nos faz bem e seguir assim por anos a fio.

Pare um pouco! Reavalie! Veja o que serve para sua vida!

Fique com o que há de bom.

Mude aquilo que necessita de Transformação.

E busque sempre a sua melhor versão! Independente de padrões externos.

Não há melhor padrão do que vc mesma!

Estime aos outros, mas tenha estima por si própria.

Busque novas formas de se olhar!

Vá além do espelho! O espelho não reflete o que vc é como um todo!

Somos físico e mente interligados! E ainda não existe espelho que reflita isso!

Na verdade existe: um sorriso satisfeito é capaz de mostrar isso!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *