Vamos aprender sobre fome e saciedade com os pequenos?

Alimentação é um temas muito atual, e nós mães estamos sempre atentas à alimentação dos pequenos, como à nossa própria. Mas eu gostaria de falar de alimentação infantil sobre uma nova perspectiva, para que possamos fazer um exame mais fundo de alguns hábitos alimentares que são diretamente influenciados por nós adultos. Vamos aprender sobre fome e saciedade com nossas crianças.

O primeiro é a fome dos pequenos. Cansei de ouvir mães “reclamando” que seus filhos não comem ou comem muito pouco. A primeira pergunta é: comem pouco comparados a quem? Afinal de contas, cada pequeno ser humano é único e não devemos comparar o tamanho do prato de comida do nosso filho com o do coleguinha. Lembre-se da individualidade dos pequenos. Desde que não tenha nenhum déficit de peso e altura segundo o pediatra, significa que está tudo bem.

Há dois aspectos que as crianças sabem melhor do que nós: o que é fome e saciedade, principalmente na primeira infância. Você já observou seu filho comendo um pãozinho de queijo? Às vezes falta apenas “um centímetro” para terminar esta delícia, mas mesmo assim ele te entrega dizendo “não quero mais”. E normalmente qual é a nossa primeira atitude? “Ah, filho! Como tudo até o fim!”. O que seu filho estava lhe mostrando naquele momento? O ponto da saciedade! E o que nós adultos fazemos? Insistimos que ele “aprenda” a ignorar este ponto e coma a mais, sem necessidade.

Faça o teste na sua casa: seu filho eventualmente não comeu de maneira satisfatória na hora do almoço? Não ofereça outros alimentos (leite, bolachas, snacks) para compensar a “falta” do almoço, provavelmente ele não está com fome. Aguarde até o jantar e aí sim ofereça comida de verdade e observe. Provavelmente ele comerá melhor, pois estará com fome.

Assim ele também terá a oportunidade de aprender que se ele não está com fome, ele não tem a obrigatoriedade de comer apenas porque está na hora — e nós adultos também podemos fazer este exercício. Vamos usar nossos filhos como modelos para a nossa mudança de hábitos? Se nós adultos comermos mais como os pequenos, ou seja, quando estamos com fome e apenas até a saciedade, muitas das dificuldades que temos com a comida serão minimizadas.

Vamos reavaliar nossos hábitos?

Texto originalmente publicado no site Mães Brasileiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *