Por que Comida de Verdade?

Por que Comida de Verdade? Esta é uma pergunta recorrente! Mas você tem ideia do que isso significa? Primeiro precisamos lembrar qual é a definição de saúde: é o bem estar físico e psíquico.

Vamos começar pelo físico:

Não é possível conceber a ideia de que alimentos naturais, retirados da natureza possam nos fazer “mal”. Aprendemos ao longo dos anos a nos alimentarmos de maneira totalmente artificial, com pacotes tamanho família, com a ideia de que seria mais barato do que fazer em casa e que cozinhar para nós e nossa família é demorado e nos faz perder tempo!

A indústria que mais cresce no mundo é a indústria alimentícia, afinal a cada dia consumimos mais e mais comida processada, comemos mais do que precisamos, não identificamos o que é fome e tão pouco saciedade. Não sabemos mais reconhecer os sinais fisiológicos do nosso corpo! Perdemos essa conexão! Precisamos de comida para alimentar o corpo, precisamos de uma relação mais saudável com a comida para que ela não alimente nossas expectativas com a vida e as pessoas. E precisamos de comida para nos agregar socialmente e culturalmente!

E do ponto de vista psíquico?

Grande parte dos alimentos processados são por si só compulsivos, afinal a partir do momento em que muitos usam glutamato monossódico e saborizadores, tudo tem a crocância perfeita, nossa comida cada vez mais tem os “mesmos sabores” e viciamos o nosso cérebro na busca de “apenas” estes sabores! Perdemos a nossa “paleta” de sabores. Perdemos a capacidade de identificar as nuances do paladar: o cítrico, o azedo, o doce, o amargo… Procuramos apenas “o nirvana” do sabor! As duas faixas essenciais: o salgado e doce, apenas.

Nossas papilas vão ficando preguiçosas Nada as surpreende!

Desenvolvemos o impulso por alimentos que nos tragam prazer imediato, sem questionar o que “precisamos” naquele momento ou até se realmente a resposta correta seria a comida.

A comida traz um prazer imediato, mas quando ela se torna a resposta imediata, temos uma seria dificuldade instalada! Daí as pessoas partem para o extremo oposto: demonizar a comida! Ela torna se “culpada” de tudo…

Temos a incrível tendência a procurar “culpados” e esquecemos de nos responsabilizar sobre nossas escolhas!

1. Reavalie a relação que você mantém com a comida.
2. Procure uma alimentação baseada no mínimo de processados possíveis.
3. Volte a cozinhar para vc e sua família;
4. Descubra as maravilhas do mundo dos sabores, texturas, temperos… A alquimia dos alimentos! A alquimia do amor que envolve o cozinhar e se nutrir com responsabilidade e bom senso, sem culpados!

Apenas escolhas… Por que Comida de Verdade?

Porque ela é capaz de mudar nossa relação com o mundo e com nós mesmos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *