A maternidade é uma das melhores experiências na vida de uma mulher, mas também uma das mais difíceis! Quando nos tornamos mães aprendemos uma infinidade de coisas…Aprendemos a abdicar do nosso sono, dos banhos demorados, dos livros que líamos, do jantar romântico, da maquiagem, do cabelo impecável, das longas conversas com as amigas, sem se preocupar com o tempo…
Aprendemos também que poder gerar uma vida, gerar um sorriso, gerar descobertas e aprendizados nos pequenos recompensa qualquer esforço ou renúncia. Mas há um momento que precisamos equilibrar o ser mãe com o ser mulher! Eu costumo chamar este momento de “Retorno”!
Sim, há um momento em que os nossos filhos não são tão dependentes e precisamos fazer este Retorno! Este momento é importante para nós, para o nosso casamento e também para os filhos! Neste momento temos a oportunidade de voltar a pensar: O que eu gosto mesmo de fazer? Que tipo de livros eu gostava? Como é sair no meio da tarde sem o meu filho e tomar um café com as amigas ou mesmo sozinha e curtir o silêncio?
É voltar a tomar banhos demorados, olhar para o nosso corpo e conseguir gostar dele (mesmo com as mudanças que a gestação traz), é cuidar melhor da nossa alimentação, voltar às consultas médicas, se permitir uma massagem relaxante… Se olhar no espelho e resgatar a mulher que existe dentro desta mãe!
É ter a chance de equilibrar o papel de mãe com o papel de mulher, profissional, filha, amiga… E poder aproveitar as satisfações e alegrias que cada um destes papeis nos proporciona!
E você? Já fez o seu retorno?